Onde foi parar meu Alsaconf?

Ontem tive um problema no meu ubuntu, de repente o som sumiu do me Ubuntu Edgy. Verifiquei permissões, módulos, scripts, reinstala alsa, tentei até arts (arghhhh). Lembrei que quando usava Debian “puro”, existia o alsaconf que sempre resolvia esse meu problema, mas não sei porque o alsaconf não vem no Ubuntu e nem está em seus repositórios.

A solução: baixar o fonte e compilá-lo.

> wget ftp://ftp.alsa-project.org/pub/tools/alsa-tools-1.0.12.tar.bz2

> tar xvjf alsa-tools-1.0.12.tar.bz2

> cd alsa-tools-1.0.12

> ./configure

nesse passo tive alguns problemas com falta de bibliotecas. tive que instalar a libncurses-dev pelo apt-get e os pacotes libsound2 e libsound2-dev versão 1.0.13 que encontrei no site de pacotes da Debian.

> make

> sudo make install

> alsaconf

Meu alsaconf está de volta e meu som também.

Explore posts in the same categories: alsa, Linux, Ubuntu

15 Comentários em “Onde foi parar meu Alsaconf?”

  1. Tchelo Says:

    Valeu!!!

    Fiz a nhaca de atulizar uns pacotes e o meu som se foi!!!

  2. Luis Says:

    O terminal me respondeu isso:

    luispellicano@pellicano:~/alsa-tools-1.0.12$ ./configure
    bash: ./configure: Arquivo ou diretório inexistente

    uma solução?

  3. Leonardo Says:

    leonardo@ubunto:~/alsa-tools-1.0.12$ ls
    ac3dec hdspconf mixartloader sb16_csp usx2yloader
    as10k1 hdsploader pcxhrloader seq vxloader
    echomixer hdspmixer qlo10k1 sscape_ctl
    envy24control ld10k1 rmedigicontrol us428control

    qual desses diretorios eu entro pra dar o configure??? como sei qual eh da minha placa?

  4. Luan Carvalho Martins Says:

    O link se refere ao alsa-tools que NÃO contem o alsaconf. O pacote que vocês precisa é o alta-utils que pode ser encontrado em ftp://ftp.alsa-project.org/pub/tools/. Baixe alguma das versões e use ./configure; make; make install para instalar.

  5. Maicon Says:

    Pessoal me atrapalhei um pouco depois que fiz o passo de entrar na pasta alsa-ools-1.0.12 dei o ./configure mas assim como o outro amigo também deu mensagem “bash: ./configure: Arquivo ou diretório inexistente” Seguindo a dica do Luan Carvalho fiz o download de uma versão do site: ftp://ftp.alsa-project.org/pub/tools/ (alsa-tools-1.0.14rc3.tar.bz2) assim que acabou não saba o que fazer! Me perdir por completo, pois não entendi como usar ./configure; make; make install! Faltou esta parte se alguem puder me ajudar agradeço muito!!!!!!!!

  6. Jorge Alfredo Says:

    Cara, esse tutorial é uma porcaria. Se mata!

  7. mvrasseli Says:

    Eu baixei o alsa-utils e fiz todo procedimento descrito no tutorial. Aqui deu tudo certo, obrigado!!

  8. Solleon Says:

    Pra quê alsaconf????

    Tentem:

    alsamixer -c x

    Algum desses valores vai funcionar

  9. VagnerP Says:

    O Alsa-utils funcionou…

    consegui habilitar o meu alsaconf no ubuntu 9.10.

    É só seguir o mesmo procedimento acima… trocando somente o “alsa-tools-1.0.12.tar.bz2” pelo… “alsa-utils-1.0.15.tar.bz2”

    E seguir os passos:

    – ./configure
    – make
    – make install

    – alsaconf

    …e voilá hehehe

    Valeu!

  10. bruno Says:

    Pessoal eu parei no comando make não está rodando apresenta o erro:

    root@bruno-notebook:/alsa-utils-1.0.15# make
    make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado. Pare.

    Podem me ajudar ?

    abraços

    • Flávia Says:

      Oi Bruno, na verdade tu não tem nenhum arquivo make, pq o problema aconteceu qndo tu deu ./configure, no meu caso o problema é que tenho q estar como root por usar o Ubuntu é só dar o comando
      sudo ./configure
      o configure pode preciser da biblioteca curses ai é só instalar libncurses5-dev
      sudo apt-get install libncurses5-dev

      Pessoal o meu problema é que o alsaconf não encontra a minha placa de som. Alguém já teve o problema e pode dar uma dica.

      • Bruno Says:

        Flavia eu consegui resolver o meu problema com o som…

        Qual o seu notebook marca e modelo ?

        att,


Deixe um comentário

